quarta-feira, 14 de abril de 2010

Afinal, do que sofremos?


  
Estava assistindo a uma entrevista da Drª Gilda Paoliello (psiquiatra e psicanalista) cedida ao ao MGTV - 1ª edição no dia 12/04/2010. Nela, a doutora falava a respeito da paciência ou, da falta dela, e expunha essa situação como um dos nossos grandes problemas nos dias atuais.
Na mesma entrevista, foi mencionado ainda que o individualismo, a competitividade e a falta de tempo são os grandes colaboradores para a ausência da tolerância no mundo moderno.
Não discordo de nada disso. Porém, analisando e pensando a respeito do tema resolvi escrever esse texto com a finalidade de aumentar a lista dos vilões que, diariamente, agem não só contra a nossa paciência, mas contra nós de uma forma geral e bem ampla. Quero falar sobre os inimigos internos, invisíveis que apesar de serem nossos velhos conhecidos tem liberdade de  agir e nos destruir pouco a pouco. E como se não bastasse,  nós os vemos e tratamos  normalmente e até banalizamos o que eles são capazes de fazer, uma vez legalizados por nós. Agimos assim, como se tudo não passasse de estória. 
Visto isso e a minha paixão por escrever, segue minha lista de uma forma bem peculiar:

EGO: Para mim o "eu" é o mais terrível de todos os nossos inimigos. E o que é pior: ele faz questão de estar a cada dia mais exposto, mais atuante em nós e, consequentemente, mais visível para o mundo. Quando as coisas não ocorrem conforme ele quer, deseja ou imagina, passamos a conhecer a sua força. Ele tende a ser muito mais que impaciente! É cruel, injusto, impiedoso, imoral e sujo. Sem ponderar ou considerar absolutamente nada ele,  quando insatisfeito, age ferindo, massacrando, matando pessoas e sonhos sem a menor preocupação de avaliar se suas ações são lícitas. Ele quer ganhar! Estar por cima e acima sempre! Independentemente do que precise fazer para que isso aconteça. 

VAIDADE: Essa é a cúmplice número um do EGO. Ele a leva por onde vai e ela obedece a todas as suas ordens. São aliados na missão de nos destruir e não medem esforços para tal.  Eles sempre convidam o INDIVIDUALISMO e a COMPETITIVIDADE para auxiliá-los nessa árdua missão e garantir o sucesso da empreitada! A VAIDADE adora aparecer! É exibida e antipática. É tola e superficial. Não suporta ser ignorada. Não suporta saber que está sendo comparada, avaliada. Porque avaliação remete a aprovação ou não aprovação em algo. E ela não admite ser reprovada em nada! Não admite ficar em segundo lugar, não admite que possam haver melhores. Tudo isso porque  ela é parente bem próxima do ORGULHO e herdou a fantasia por ele construída que lhe dá  a certeza de que não existe absolutamente nada que a supere. Nem Deus.

VONTADE: Tá aí uma bandida que detesta ser sacrificada! E tudo para ela é um grande sacrifício, diga-se de passagem. O que ela quer é apenas que não a contrariem. Façam o que ela exige e tudo ficará bem. Ah! Não importa se o que ela manda é certo, errado, ético, ilícito, púdico ou imoral. Isso são detalhes insignificantes e irrelevantes. Importante mesmo é entender que ela é autoritária e imperativa. Adora dar ordens! E quem opta por se submeter a ela não tem outra alternativa senão obedecer.

INVEJA: Acertou quem apostou que essa é a melhor amiga da VAIDADE que por sua vez, é a cúmplice preferida do EGO. Que trio assombroso! A INVEJA mata. Isso é fato. Mas ela não se ocupa em matar aquele que está sendo invejado. Nada disso! Pra quê ela faria isso se o invejoso está muito mais perto e pode morrer primeiro? Para quê então ter trabalho? A INVEJA é inteligente. Sim é! Por mais incrível que isso possa parecer. Ela não mata instantaneamente como uma injeção letal. Ela arma, trama, enreda. E mata aos poucos, lentamente. Assim como  é a morte dentro de uma câmara de gás. Quem está morrendo só percebe isso quando já não consegue mais forças para lutar pela vida. O invejoso, enganado, visto que a INVEJA é prima-irmã da FALSIDADE, descobre apenas em seus instantes fináis que tomou veneno esperando que outra pessoa morresse. Mas aí já é tarde demais. Pois a vida, antes um sopro dado por Deus, agora não passa de um suspiro fraco e distante que vai diminuindo, diminuindo, diminuindo...

MÁGOA: Ao contrário da VAIDADE essa vilã não é aparecida. Ela faz até questão de abrir grandes fendas e de fabricar brechas bem profundas para se esconder o máximo que puder. Porém, a MÁGOA não gosta de viver só. Então, ela sempre convida alguns amigos para morarem ao seu lado. O ÓDIO é sempre o primeiro vizinho a chegar. Como ele é forte, ocupa sempre o melhor lugar na redondeza e para despejá-lo, se for o caso, somente algo tão ou mais forte que ele. Em seguida, vem o RESSENTIMENTO que tem uma mania chata: ele fica sentindo, sentindo e sentindo tudo o que a MÁGOA pede! E isso é a todo momento! Por isso a MÁGOA gosta tanto dele! A vizinhança está quase completa quando os amigos se lembram que a FALTA DE PERDÃO precisa chegar. Porque ela tem o poder de aprofundar ainda mais as brechas, expandindo o espaço para que todos os vizinhos possam conviver e trabalhar com liberdade.  Com a casa grande e espaçosa, muitos outros convidados começam a vir também: FOFOCAS, RAIVA, BRIGAS, INIMIZADES, REBELIÕES, DIVISÕES, FACÇÕES, DISSENSSÕES, INTRIGAS. Cada um vai, com pressa, tomando o seu espaço nas lacunas abertas pela MÁGOA, porque apesar de discreta ela gosta de sua casa sempre cheia.

ANSIEDADE: Inquieta e agitada ela nunca tem tempo para nada! Nos parece no primeiro momento, inofenciva  e por vezes, engraçada. O suejto até ri quando se vê preocupado com algo que nem sequer aconteceu e nem tem perspectivas reais de vir a ocorrer. Mas é importante lembrar que a ANSIEDADE, assim como sua amiga MÁGOA, não costuma andar sozinha. E com ela, sempre estão três inseparáveis e perigosos amigos: IMPACIÊNCIA, MEDO e INSEGURANÇA. Essa equipe trabalha exclusivamente para matar sonhos, planos para o futuro e fazer com que tudo o que acreditamos caia em descrédito. Com isso, eles provocam algo que chega a ser muito mais terrível que os quatro agindo juntos: a DEPRESSÃO que, disposta a tudo, abre espaço para FALTA DE FÉ, o DESÂNIMO, a DESMOTIVAÇÃO, e a DESISTÊNCIA agirem com tranquilidade. Como se não bastasse, o DESEJO DE SUICÍDIO muitas vezes, vem para unir-se a eles. Esse é devastador! E quando chega, promete agir até as últimas consequências.  Já é tarde quando percebemos que a tal ANSIEDADE antes apenas espivitada e apressada, é muito mais perigosa do que pensávamos.

Bom...

Essa minha lista poderia prolongar-se muito mais. Assim como a entrevista dada pela Drª. Gilda naquele dia. E eu até creio que isso ocorreria se ela não tivesse resumido o universo patológico das questões humanas numa frase que me marcou profundamente: " O ser humano sofre de si mesmo. E é desse mal que ele precisa ser curado."  

Se existem verdades absolutas, considero essa frase uma delas. 
De fato estamos tão doentes que temos permitido que o inimigo de nossas almas venha nos atingir com vilões outrora vencidos, que utilizam das mesmas  batidas e baixas armas para nos derrotar. Derrotar em uma guerra em que nós já somos mais que vencedores! Como isso pode ser possível? Mas é o que temos visto.  Vivemos na condição de escravos de nós mesmos, quando fomos chamados a ser livres!

Tudo isso porque temos saído para as batalhas diárias sem o armamento pesado. Temos saído para guerrear com a roupa do corpo! Enquanto dispomos das armas mais preciosas que um guerreiro pode ter! 

Por acaso, você ainda consegue se lembrar de quais são?  

São elas: AMOR, PAZ, ALEGRIA, BONDADE, BENIGNIDADE, FIDELIDADE, LONGAMININDADE, MANSIDÃO e DOMÍNIO PRÓPRIO.  Contra essas coisas não há lei e nem nada capaz de derrotar aqueles que são revestidos por elas! Isso é mais que fato. É PROMESSA! Promessa de um DEUS que não é homem para que minta. O ser humano sofre de si mesmo. Sem dúvidas. Mas para todo mal há uma cura e com esse não é diferente. Nossa cura chama-se de JESUS CRISTO.Porém, nesse caso específico, ser curado é uma questão de escolha. Cabe, então, a nós apenas  ter coragem, experimentar, tornar-nos saudáveis e voltarmos a guerrear! Pois, para isso é que fomos "sonhados", nascidos e criados!



(Ref. Gl 5: 16 a 26)

9 comentários:

  1. Adorei o texto.

    Concordo mais com a primeira parte, que é super Freud... no Freud, inclusive, tudo aquilo que vc citou tem um nome "pulsão de morte", que são nossos impulsos auto-destruidores... e os mais difíceis de perceber, controlar e "domesticar"...

    Como não sou das mais crentes, e vc sabe disso, penso que a religião é uma das muitas formas existentes pra "domesticar" aquelas forças todas que vc falou. Eu uso a literatura, a psicanálise, a poesia, o amor e a amizade, mas há muitas outras... cada um se vira como pode, né?

    Eu acho que sou exatamente como o Riobaldo (do Grande Serão: Veredas):

    "Hem? Hem? O que mais penso, testo e explico: todo-omundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara da loucura. No geral. Isso é que é a salvação-da-alma... Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio... Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. Rezo cristão, católico, embrenho a certo; e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque. Mas, quando posso, vou no Mindubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos
    deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca. Mas é só muito provisório. Eu queria rezar – o tempo todo."

    Beijos procê!

    Rebs

    ResponderExcluir
  2. Rebs...

    Pouca gente sabe que foi vc quem me inspirou a fazer um blog e a me expôr dessa maneira...rs
    Mas, certamente, essa foi umas melhores coisas que fiz! E devo a você todo o incentivo inicial.

    É um prazer ter alguém com seu conhecimento e cultura comentando meus textos amadores... E adorando!

    Obrigada pela amizade, incentivo e força.
    Vc não é das mais crentes mesmo não, mas é muito, muito especial...rsrsrs...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Liss!

    Este é um tipo de texto que tem que ser lido relido, tem verdades tão absolutas sobre desde de conhecer a nós mesmos é porque é facil olhar os defeitos dos outros mais quando nos deparamos em algumas situações e quando sobre lapidados ou como voce diz ( passar pelo Crisol) começamos a ver nossas impurezas e procurando saber lidar com eles e entregar ao Senhor pra que ele retire de nós e tudo isso leva a amadurecimento.

    Obrigada pelo carinho pelas palavras.

    beijusss

    nay

    ps ( vou ler e reler)

    ResponderExcluir
  4. Sabe Nay...

    Interessante é que tudo o que escrevi foi pensando em mim mesma. De verdade. Não veio ninguém em minha mente no momento em que eu estava redigindo a não ser eu mesma e todas as minhas ações.

    Sei que cada leitor se verá em algumas parte deste texto, pois, toca mesmo na ferida. Como bem disse minha amiga Rebecca (1º comentário) trata-se de nossos impulsos auto-destruidores, portanto, estão contidos em todos nós!

    E cada um de nós escolhe a melhor forma para domesticá-los, diminuí-los e até anulá-los, pois eu creio que é possível!

    Eu escolhi a minha, citei e convidei a todos a experimentarem... É só vir e ser curado. Não tem meio termo não. Vc sabe disso.

    Esse eu também pretendo ler e reler muitas vezes...

    Obrigada pelo carinho!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. "Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!" (Bob Marley)

    Feliz Sábado......Poesia & Sonhos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Liss, obrigado por visitar o meu blog e seguí-lo. Parabéns pelo seu trabalho.

    Quero deixar minha sugestão: já pensou mudar a cor de fundo da sua página?

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  7. Maria! É sempre um prazer te ter por aqui!
    Obrigada pelo carinho de sempre e pelas belíssimas poesias que alegram meus dias!
    Ler teu blog é de verdade, uma surpresa muito boa, sempre!

    Oi Alliado...
    Obrigada também por sua visita e comentário...
    Na verdade nunca pensei em mudar a cor de fundo do blog não. Sabe aquela coisa de pretinho básico?? rsrsrsrs... Então! É exatamente isso. É pretinho. É básico. E eu escolhi.
    Mas vou analisar sim sua sugestão, com carinho... Amo mudanças e sou aberta a elas sempre....

    Obrigada mais uma vez pela visita e carinho.
    Volte sempre e fique muito a vontade aqui.

    Abraço, pessoal!
    Deus abençoe vocês!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei imensamente da mensagem do dia da mulher internacional. Parabéns pela mensagem.
    O homem sempre se esquece dos detalhes...

    ResponderExcluir
  9. Olá irmão! Paz...

    Pois é...rsrsrs.. O homem SEMPRE ESQUECE DOS DETALHES e que bom que um deles reconhece isso não é?? rsrsrs....
    Porém, mulheres são detalhistas por natureza, por criação, por aptidão mesmo. É difícil nos acompanhar nesse aspecto. Mas, é importante e fundamental que os homens deem o devido valor à todas nós. Apesar dos pesares da atualidade, ainda merecemos ser tratadas com dignidade, respeito, amor e carinho. E vocês, homens,podem nos dar isso!
    Opa... não quero ser uma feminista de plantão! rsrsrsrs.... Mas confesso que jogo no meu time de atacante! hehehehe....

    No mais, muito obrigada pela visita, pela postagem, pelo elogio, pelo carinho. Esteja sempre muito à vontade em voltar, ler, postar, discutir e comentar!

    Esse cantinho é nosso!
    Que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Desde já agradeço por seu comentário.
Certa de que vindo de você vou ser agraciada por observações pertinentes, inteligentes e edificantes!
Te espero por aqui sempre!
Que Deus abençoe sua vida!